Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Santa Catarina se prepara para fortes chuvas e instabilidade climática durante o final de semana
-
Foto: Divulgação -
Defesa Civil alerta para temporais e acumulados significativos de chuva entre quinta-feira e sábado no estado
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a chegada de chuvas intensas e instabilidade climática no estado entre esta quinta-feira (16) e o sábado (18). Uma frente fria proveniente do Sul, combinada com o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica, são os principais motivos para a previsão de chuvas intensas.
O fenômeno começou durante a madrugada desta quinta e deve atingir inicialmente as regiões ao Norte do estado, podendo provocar tempestades. Ao longo da sexta-feira (17), a chuva deve se intensificar, mantendo-se até o sábado.
A expectativa é de volumes significativos de chuva, com previsão de acumulados de até 250 milímetros no Planalto Sul e no Litoral Sul. No Grande Oeste, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a estimativa varia entre 150 e 200 milímetros. Nas demais regiões, os volumes devem oscilar entre 60 e 120 milímetros.
Os temporais podem trazer consigo raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e provocar alagamentos e enxurradas em pontos isolados.
Com as chuvas, a temperatura deve permanecer amena até sexta-feira. No sábado, a previsão é que o sol retorne, elevando as máximas para 30°C, o que também se mantém para o domingo.
Joinville
A Defesa Civil alerta para o risco de temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, entre esta quinta-feira e sábado (16 e 18), no Estado. A área com risco maior é entre o Vale do Itajaí e o Sul catarinense.
No Planalto Norte e Litoral Norte, está previsto um acumulado de 50 a 80 mm entre quinta e sábado e por isso, a Defesa Civil de Joinville acompanha os avisos meteorológicos para a região.
A instabilidade é devido a um sistema de baixa pressão no Paraguai e o avanço de uma frente fria no oceano que canalizam o intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica para áreas entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Deixe seu comentário